quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Segunda dose do HPV já está disponível para meninas de 9 a 11 anos


Ag. Brasil

Jovens com idade entre 9 e 11 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra Papiloma Vírus Humano (HPV) devem retornar aos postos de saúde para tomar a segunda dosagem. A recomendação do Ministério da Saúde é que Estados e Municípios façam parcerias com escolas e realizem campanhas de vacinação no ambiente escolar.

A imunização está disponível em todos os postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e é uma forma de prevenir um dos principais agentes causadores do câncer de colo do útero.
Dados do Ministério apontam que até agosto deste ano, 2,5 milhões de meninas nessa faixa etária foram vacinadas contra o HPV. Esse número representa 50,4% do público-alvo da campanha.
O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, em pronunciamento no dia 25 de setembro falou sobre a importância de dar continuidade ao tratamento. As adolescentes com idade entre 9 e 11 anos precisam retornar para tomar a segunda e a terceira dose.
Cronograma das vacinas
A imunização contra o HPV é gratuita e acontece em três doses. Após a primeira, a menina recebe a segunda dose seis meses depois. A terceira, de reforço, deve ser tomada cinco anos após a primeira.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil terá em média 15 mil casos de câncer do colo do útero por ano e 5 mil podem vir a óbito por diagnóstico tardio.
via DJ Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...