quarta-feira, 24 de julho de 2013

CONHEÇA UM POUCO DA HITÓRIA DO DISTRITO SERRA DA TAPUIA

           

  O Distrito Serra da Tapuia está localizado no município de Sitio Novo está situado a uma distancia de 0 7 sete km da sede do município distante 98 km da capital do nosso estado  Natal.
   Segundo relato passado de geração em geração contam que os  primeiros habitantes desta comunidade foram os índios tapuios pertencentes a nação cariri vindo do interior do RN daí o nome (Serra da Tapuia ).
  Os primeiros habitantes que não eram indígenas desse lugar descenderam da família do senhor João  Rogério, residente de uma comunidade  vizinha conhecida como salgadinho. No final do  século xix e inicio do século xx um filho de João Rogério conhecido como Joaquim Rogério apossou-se de uma grande parte das terras da  serra da tapuia com  finalidades de  torna -las  produtivias.Nessa época a mandioca era um dos principais produtos agrícolas e poderia ser encontrada em grande quantidade pois era muito produzida nesse lugar. 
  Com o passar dos anos o S.R Joaquim Rogério se desfez dessas terras vendendo-as para o seu cunhado José do Nascimento de Souza conhecido como José Machado de Souza, que era casado com Rosa Rogério de Carvalho o S.R José Machado construiu uma casa de taipa na qual criou seus filhos tornando-se o fundador do Distrito Serra da Tapuia. Em 1957 foram construídas outras casas residenciais aparte daí a comunidade começa a se desenvolver , essas casas  no distrito pertenciam  aos irmãos e  filhos  do S.R José Machado , que na atualidade ainda figura como grande povoador do referido distrito pois a maior parte dos moradores deste lugar são descendentes dessas famílias.
  Apesar de ter sido construída algumas casas no lugar somente no ano de 1960 é que ocorreram as mais significativas modificações em seu espaço natural tendo sido construído outras casas residenciais e alguns prédios comerciais que seriam os primeiros a serem usados para o desenvolvimento das atividades comerciais do distrito.
  A Serra da Tapuia é formada por uma vasta extensão  de terras produtivas e serras de altitudes elevadas, contando com uma população de aproximadamente 1.800 habitantes, sobre a planície da serra da tapuia se encontra a  área urbana do distrito que está norteada oficialmente pela lei municipal nº112/79 de 16 de abril de 1979 nessa área atualmente existem aproximadamente 500 casas  residenciais e vários prédios públicos como escola, igreja ,correio, centro, de turismo ,posto de saúde, ginásio de esporte, e mais 44 pontos comerciais que são divididos em lojas de confecções, farmácias, mercadinho, quiosques ,sorveterias,  bares, salões de beleza ,oficina de motopeças, casa de material de construção, lanchonete e padarias.
Apesar da serra da tapuia está localizada numa região de montanhas de clima tropical seco a serra da tapuia é considerada uma área de enorme produção cultural pois o seu cenário de beleza natural também serve como fonte de inspiração para jovens pintores e poetas revelado por ela.
A produção cultural desse distrito  é bastante incentivado por associações educativas do município que se preocupam não apenas em conter a historia mais em manter viva as tradições e culturas.
 A serra também é bastante conhecida pela existência de um castelo de propriedade do senhor Jose Antonio Barreto popularmente conhecido como Zé dos Montes o castelo é um cartão portal da serra da tapuia é um ponto de visitação turística.
   Atualmente a atividade comercial é bastante desenvolvida e diversificada em relação ao que se dispunha  no passado sua variedade comercial busca atender as necessidades da população local, quando não são encontrados nos comércios  locais alguns produtos então há um deslocamento para outras cidades comerciais para que assim possam ser adquiridos, tudo isso é possível graças as facilidades proporcionados pelos meios de transportes e comunicação existente  no local.
Além dos produtos agrícolas que muito contribuem para o desenvolvimento econômico desta localidade,existem aqueles de origens  frutíferas como a castanha do caju e a pinha também conhecida como fruta do conde dependendo do inverno estas frutas não só atendem ao comercio local como chega a ser exportada em grande quantidade para a capital do estado e outras capitais.
Economicamente falando a renda de uma parte da população provem do funcionalismo público municipal e  o restante da população sobrevive da renda dos salários dos aposentados dos programas sociais do governo federal , trabalhos em empresas civis na capital e em outros municipios do estado sendo que uma grande maioria da população não dispõe de renda alguma, pois não há emprego formais ou informais que atendam a demanda da população dependendo  portanto de subsídios  financeiros de seus familiares.

Um fato que merece destaque por parte de quaisquer  estudiosos comprometido com a construção de uma identidade para a serra da tapuia é o orgulho das pessoas quanto a independência do distrito , independência que nasce da própria origem histórica da serra, pois seus fundadores ensinaram que com responsabilidade, dedicação e solidariedade se constrói um mundo totalmente novo mas capaz de preservar as tradições e construir sua própia trajetória histórica através da manutenção dos valores costumes e da memória.





colaboradores na pesquisa da matéria  Raimunda Alexandre Rocha e Luzimar Amaro de oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...