O Brasil vive um surto de gripe H1N1, que já fez até o álcool em gel sumir das farmácias. Esse surto convive com a dengue, a chikungunya e o vírus zika. Porém, existem vários tipos de gripe, todas com sintomas semelhantes. Como diferenciar uma da outra e evitar ir a hospitais e postos de saúde sem necessidade?
O primeiro sinal é a febre. Se ela estiver alta (acima de 38,5ºC) e persistente - mais de 48h - é hora de ir ao médico. Para as doenças transmitidas pelo mosquito aedes egypt, vale reparar nos seguintes sinais: a zika tem como sintomas manchas vermelhas pelo corpo, a dengue vem acompanhada de dor atrás dos olhos, enquanto a chikungunya traz dor forte nas articulações.
Se tiver algum desses sintomas, é importante procurar atendimento médico.
Como prevenir?
O uso do álcool gel é uma ação de higiene para evitar o contágio, mas a principal forma de prevenir a doença é através da vacinação, que é atualizada todos os anos para adequá-la aos vítus de cada estação.
E a virose?
É o nome genérico dado a qualquer infeção por vírus. Isso quer dizer que a coença pode ser combatida pelo próprio sistema de defesa do corpo, sem precisar tomar remédios.
*Via O paralelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário