quinta-feira, 1 de junho de 2017

SERRA DA TAPUIA Equipe do ESF de Serra da tapuia Realiza chá de fraudas para Gestante


Na ultima quarta-feira 31 de Maio ,  a equipe da (ESF) estrategia de saúde da família  do distrito serra da tapuia,  Liderada pela enfermeira Hilda Dias realizou um chá de fraudas para  as gestantes que faz parte do grupo de gestantes Germinar.
O evento foi realizado na cede da associação chiquinho Fernandes  onde foi oferecidos as gestante, brindes brincadeiras lanches ,sorteios de prêmios, fraudas ,
Participaram do evento  profissionais de saúde medico dentista asb técnicos de enfermagem agentes comunitários de saude  professores , familiares das gestante ,logistas ,a primeira dama Sthefany Mafra e  vice prefeita Lucinalva Rejia .
O evento teve o apoio da prefeitura municipal de sitio novo .







A importância do grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde.
O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde  A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional,  e pelos  gestores.

As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes abordam temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes
O conhecimento por parte das gestantes a diversos temas tratados neste trabalho é limitado, e é neste contexto que o enfermeiro torna-se importante ao orientá-las, a fim de reduzir as complicações nesse período.

Enfatiza-se que a participação do enfermeiro e da equipe é excepcionalmente importante, pois são educadores e devem atuar com ênfase no aconselhamento, detecção precoce de situações de risco e na educação para a saúde


Por trabalhar em uma UBS, percebo o quanto é gratificante para todos os participantes, inclusive para a equipe de enfermagem as atividades desenvolvidas em grupo, pois se cria um vínculo entre profissional e paciente favorecendo a participação ativa dos membros do grupo. Os questionamentos são espontâneos por parte das gestantes que se sentem incentivadas a participar e expressar suas ideias, compartilhando as suas vivências, expectativas, temores e dúvidas que fazem parte de sua vida gestacional..











Texto e fotos do blog UM OLHAR SOBRE A SERRA DA TAPUIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário