sexta-feira, 8 de março de 2013

Conta de luz mais barata ajuda a frear alta dos preços e inflação oficial marca 0,60% em fevereiro

quanto-custa-abrir-uma-conta-poupancaO barateamento da conta de luz em janeiro ajudou a frear a escalada dos preços e a inflação oficial fechou fevereiro a 0,60%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (8).
Os preços subiram em ritmo menor em relação a janeiro, quando o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) marcou 0,86%.
Com isso, o índice acumulado nos últimos 12 meses é de 6,31%, acima dos 6,15% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. O resultado demonstra também que a taxa está longe do centro da meta do governo, de 4,5%.
Chama-se “centro” porque há uma “margem de segurança”, que permite ao índice ficar dois pontos percentuais acima ou dois abaixo. Dessa forma, o índice ainda estará “sob controle” se ficar entre 2,5% e 6,5%.
Mesmo com o aumento de 2,26% do aluguel e de 1,33% do condomínio, as tarifas de energia ficaram 15,17% mais baratas em fevereiro, o que ajudou a reduzir as despesas com habitação em 2,83% em fevereiro.
Entre os vilões, a educação teve o maior reajuste, de 5,40%, trazido especialmente pela alta nas mensalidades
via Robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...