quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RN tem 2ª maior taxa de desemprego do país no trimestre, diz IBGE


DESEMPREGO

O Rio Grande do Norte teve a segunda maior taxa de desemprego do Brasil no terceiro trimestre de 2015. Os dados divulgados nesta terça-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado acumulou índice de desocupação de 12,6% entre julho e setembro. Natal e a região metropolitana também figuraram entre as cinco maiores taxas de desemprego.
Os números do IBGE são referentes a pessoas de 14 anos ou mais de idade que estavam procurando trabalho na semana de referência. A taxa identificada no RN representa um universo de 198 mil pessoas desempregadas. Apenas a Bahia, com 12,8%, teve índice de desemprego maior que o Rio Grande do Norte. A taxa registrada no estado também foi a maior da série histórica iniciada em 2012.
Para o analista Ivanílton Passos, os problemas relacionados ao mercado de trabalho do estado são antigos. “A economia é muito dependente da administração pública, não temos grandes empresas e nossa mão-de-obra é de baixa qualificação. A economia informal, de conta própria, é a base de sobrevivência de um grande número de pessoas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...