quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 de Novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue


Nesta quarta-feira (25) celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, visando ao incentivo à ação solidária que pode salvar vidas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil possui uma taxa de 1,8% da população que fazem doações voluntárias, ou seja, aquelas em que não há um destino prévio para o sangue. A taxa ainda está bem abaixo dos 5% considerados ideais.
Nesse período de fim de ano, costuma-se ter uma diminuição no fluxo de doadores devido às festas tradicionais, o que torna o banco sanguíneo ainda mais deficitário. Para a data, algumas atividades estão programadas com o intuito de estimular o engajamento da população.
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 67 anos (os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal – pai ou mãe), ter mais de 50 kg, estar alimentado e apresentar boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho). Também se deve respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...