segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29 de Fevereiro

Fevereiro vem do latim februarius, originário da palavra Februus, deus da morte e purificação na mitologia etrusca. Ele é referente a um festa que ocorria nessa época em Roma, chamada de Februália ou Purificação, em que eram oferecidos sacrifício aos mortos. O mês de fevereiro é o segundo mês do calendário gregoriano. Ele é composto por 28 dias, exceto em anos bissextos que passa a ter 29 dias.

Origem do nome 'Bissexto'

A origem do nome 'bissexto' não tem referência ao número de dias desse ano (366). No calendário antigo, os dias eram nomeados com base no ciclo lunar e o mês era dividido em três seções: Calendas (lua nova), Nonas (quarto crescente) e Idus (lua cheia).
Com base nessa determinação, o dia 3 de fevereiro, por exemplo, chamava-se “antediem III Nonas Februarii”, que significava “três dias antes da Nona de Fevereiro”.
Por causa da adição de mais um dia nos anos bissextos, Julio César resolveu escolher o mês de fevereiro para tal modificação e assim duplicou o dia 24, em vez de introduzir o dia 29, como é feito atualmente.
Esse dia duplicado ficou chamado de “antediem bis-sextum Calendas Martii”, então daí surgiu o nome 'bissexto', que passou a servir como designação para o ano que tivesse esse dia a mais.
O imperador escolheu esse mês para adicionar o dia do ano bissexto porque era o mês mais curto e também o último mês do ano para os romanos. Ele escolheu a duplicação do dia 24 em vez da adição do dia 29 por motivos supersticiosos da época

Aniversariantes de 29 de fevereiro

cartão aniversariantes mes de fevereiroAntigamente, as pessoas que nasciam no dia 29 de fevereiro eram registradas um dia antes (28/02) ou um dia depois (01/03), para evitar problemas com a comemoração do aniversário. Foi então que a partir do ano de 1992, começou a ser exigida na certidão a data exata do nascimento, ou seja, quem nasce no dia 29 de fevereiro tem que ser registrado nesse exato dia, mesmo com a problemática dos anos bissextos.
A maioria das pessoas não tem problema com essa data e acreditam que ela é especial, por existir apenas de 4 em 4 anos e assim comemoram seus aniversários de uma forma diferente, e crêem que por comemorarem o aniversário apenas nos anos bissextos, tem o espírito mais jovem.
fonte google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...