quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sesap divulga últimos dados da microcefalia no RN

bebe_com_microcefalia
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN), divulgou nesta quarta-feira (03) boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte.
No Rio Grande do Norte, foram notificados até o momento 231 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Desses, 194 são de nascimentos ocorridos em 2015, 33 são de nascimentos ocorridos até 30 de janeiro deste ano, 2 foram abortos e 2 intraútero. Do total de notificações, 62 foram confirmados, 15 foram descartados e 154 estão sob investigação.
Dos 62 casos confirmados, 58 foram baseados em critério clínico-radiológico, por apresentar resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, como dilatação dos ventrículos cerebrais, calcificações intracranianas, entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem. Quatro casos foram confirmados por critérios clínico-laboratoriais e com a identificação do vírus Zika a partir de amostras provenientes de dois casos de aborto e de dois recém-nascidos.
Os 15 casos foram descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.
Os casos notificados estão distribuídos em 55 municípios do RN, situados nas oito regiões de saúde do estado. Do total de casos notificados, 14 evoluíram para óbito, após o parto ou durante a gestação (aborto espontâneo ou natimorto).
informação do blog o serido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...