sábado, 2 de agosto de 2014

HOJE Aniversário de 25 anos de morte de Luiz Gonzaga

A exatamente 25 anos, em 02 de agosto  nos deixava a maior lenda da música Nordestina, Luiz 
Gonzaga



Já se passaram 25 anos desde que Luiz Gonzaga morreu. O Rei do Baião continua presente no cancioneiro brasileiro e as composições dele ainda são as mais executadas no período junino, entre maio e agosto, no país inteiro, de acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Hoje, aniversário de morte, as comemorações são menos intensas do que a celebração de nascimento (em 13 de dezembro de 1912), mas o sanfoneiro é lembrado pelas músicas que o imortalizaram. Fãs reverenciam o legado deixado pelo Rei do Baião com festas, vigílias e missas em Gravatá, no Rio de Janeiro, em Campina Grande (PB). 

A saudade dos acordes da sanfona do mestre Lua, falecido em 1989, impulsionou várias homenagens em Pernambuco, com programação na terra natal, Exu, no Sertão pernambucano, no Cais do Sertão (Bairro do Recife) e no Memorial Luiz Gonzaga (Pátio de São Pedro).

Sanfona, zabumba e triângulo entram em cena na 10ª edição da Vigília Gonzagueana, promovida  pelo Nosso Quintal, que neste ano será no Cais do Sertão. Além do autêntico forró pé de serra, do baião, xote e xaxado, palestras, shows e um encontro de sanfoneiros durante o mês de agosto, a partir de hoje, às 5h. Serão mais de 100 sanfoneiros. 

fonte: Diário do pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...