terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RN investe 13,58% em serviços de Saúde

http://vaccarezza.com.br/wp-content/uploads/2012/10/saude.jpgNa última semana foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) uma reunião para apresentar de forma detalhada a execução financeira do Plano Estadual de Urgência e Emergência do RN. O encontro foi convocado pelo Conselho Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério Público e o Fórum em Defesa da Saúde Pública.
Estiveram presentes no evento, o secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, a secretária-adjunta Kátia Mulatinho, as promotoras Iara Pinheiro e Danielle Fernandes, além de coordenadores e técnicos da Sesap, representantes da sociedade civil, entre outros.
De acordo com o Sistema de Informação e Orçamentos Públicos em Saúde, o Estado disponibilizou durante todo o ano de 2011, 15,57% dos recursos próprios para despesas em ações e serviços de Saúde.
E já no primeiro semestre de 2012 (janeiro-junho), o Rio Grande do Norte foi um dos  estados do Nordeste que mais investiu em ações e serviços públicos de saúde, destinando a esse setor 13,58% de seus recursos totais. De acordo com o Portal da Transparência, os outros Estados que disponibilizaram os dados desse período, seguem com a seguinte planilha:  Bahia investiu 11,32%,  Paraíba 11,76%,  Ceará 11,93% e o estado de Alagoas 10,64%.
Na ocasião, a Coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços da Saúde da Sesap, Terezinha Rêgo, apresentou como tem sido realizada a aplicação dos recursos recebidos para a implementação do plano, com ênfase nos investimentos referentes às reformas e aquisição de equipamentos para os hospitais do Estado, para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e para a implantação da Central de Regulação do RN. 
O Estado recebeu do Ministério da Saúde para o custeio referente a 1ª etapa do Programa SOS Emergências, dividido em 12 meses (a partir de junho deste ano), 88 milhões, 890 mil reais. Esse valor é referente ao custeio das unidades hospitalares do estado e dos municípios, que estão inseridos na Rede de Urgência e Emergência.
Para os investimentos com reformas e ampliações, o Ministério da Saúde já disponibilizou 5milhões, 905 mil, 462 reais. Já para a aquisição de equipamentos para as unidades hospitalares inseridas na rede foram 4 milhões, 53 mil, 421 reais.
Dentro do Plano de Enfrentamento, também para o custeio, oriundos do tesouro estadual, foram disponibilizados 13 milhões, 690 mil e 793 reais. E para reformas e ampliações, com o objetivo de recuperar a rede hospitalar, o Rio Grande do Norte já disponibilizou recursos do Tesouro Estadual no valor de 15 milhões, 437 mil reais.
E para melhorar o atendimento nos serviços de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) nomeou no período de janeiro de 2011 a novembro de 2012, 86 médicos nas seguintes especialidades: Pediatria, cirurgia geral, ortopedia, infectologia, anestesiologia, e cirurgia vascular e clínica geral. Deste total, 59 profissionais se apresentaram na Coordenadoria dos Recursos Humanos da Sesap.
No detalhamento do Plano Operativo, foram mostrados, ainda, a quantidade de leitos habilitados e qualificados e os incrementos previstos através das portarias específicas.
O Estado habilitou junto ao Ministério de Saúde, no período de janeiro de 2011 a setembro  de 2012, 84 leitos de UTI e, dentro da construção da Rede de Urgência e Emergência, está redefinindo o perfil das principais unidades hospitalares para o recebimento dos recursos oriundos do Governo Federal. Para isso, cada unidade hospitalar tem a garantia do MS, que a cada  dois leitos abertos, estará requalificando um leito.
Na prestação de contas também foram mostrados quais os componentes  fazem parte da Rede de Urgência e Emergência: Acolhimento, Qualificação, Informação e Regulação. Todos interligados  nas várias esferas do cuidado como: Promoção e Prevenção, Salas de Estabilização, UPA 24h,  Samu 192, Hospital e Atenção Domiciliar.
fonte Noticias do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...