sábado, 10 de outubro de 2015

Novo exame para pacientes com hepatite C será oferecidos pelo SUS


EVB.org


O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer novo exame em pacientes com hepatite C. Ele diagnóstica o grau de comprometimento do fígado. A Elastografia Hepática Ultrassônica vai facilitar o diagnóstico aos pacientes que irão utilizar os novos medicamentos para o tratamento - sofosbuvir daclatasvir e simeprevir.


Este exame é seguro e eficaz para o diagnóstico e definição do estágio da fibrose hepática quando comparada à biópsia hepática – atual padrão de diagnóstico –. Ele possui níveis de sensibilidade e especificidade significativas, é indolor e não invasivo.

A disponibilização está prevista para daqui 180 dias. Neste tempo, softwares serão instalados nos equipamentos de ultrassonografia existentes na rede do SUS. A incorporação da Elastografia Hepática Ultrassônica foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C crônica estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...