quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

27 de Fevereiro – Dia do Idoso. Confira dicas para viver mais



   
Hoje, dia 27 de fevereiro, é o Dia do Idoso. A terceira-idade pode ser a melhor fase da vida, desde que vivida com saúde e lucidez. É nessa fase que nos damos o direito de relaxar, curtir os filhos e netos, viajar, descansar, parar de trabalhar e viver tranqüilamente após uma vida inteira de obrigações e preocupações. Para curtir da melhor forma possível a melhor idade, devemos ficar atentos desde cedo à nossa saúde física e mental. Prevenção é a palavra-chave de uma velhice tranqüila, saudável e feliz.
Nas últimas décadas a expectativa de vida cresceu consideravelmente na maior parte dos países do mundo. No Brasil, por exemplo, ela chegou a 73,5 anos em 2010, segundo dados do IBGE. A população de idosos no mundo aumentou muito nos últimos anos em países como Alemanha e Japão possuem grande parcela de sua população na faixa etária acima dos 60 anos.
Muitos são os segredos da longevidade. Um conjunto de hábitos que mantemos durante nossa vida e, principalmente, após os 50 anos, também explicam viver muito. Preparamos algumas dicas bem legais de como ajudar você a chegar à terceira idade cheio de vigor e saúde pra dar e vender!
1 - Pratique atividades físicas: a dica número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios físicos regularmente durante sua vida tem mais chances de chegar à velhice com saúde e lucidez, pois exercitar o corpo ajuda a prevenir a obesidade e dar mais disposição, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoporose e colesterol alto.
2 - Tenha uma alimentação saudável: coma com moderação e nunca deixe de incluir na dieta frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Para evitar a osteoporose, consuma alimentos ricos e cálcio e vitamina D (como leite e derivados). Proteínas e fibras também devem fazer parte da alimentação diária.
3 - Exercite também o cérebro: leia bastante, faça palavras-cruzadas, Sudoku, dominó, carteado, jogos de raciocínio e qualquer coisa que exercite o cérebro! O importante é não deixa-lo em inércia! Viver em constante aprendizado ou exercitar sempre seu poder de raciocínio é a melhor maneira de prevenir doenças ligadas à velhice, como o Mal de Alzheimer.
4 - Beba bastante água: é importante ingerir no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento do organismo. A água é essencial para a nossa saúde, pois ela melhora a digestão, hidrata o corpo, protege de infecções e melhora a absorção de nutrientes.
5 - Durma bem: noites de sono mal-dormidas podem trazer à médio e longo prazo problemas como estresse, obesidade, falta de concentração e envelhecimento precoce. Além do descanso físico e mental, uma noite de sono completa oferece um descanso para nosso metabolismo, que trabalha durante todo vapor ao longo do dia. Por isso, durma no mínimo 8 horas por dia.
6 - Pense positivo e mantenha uma vida social ativa: preocupações, pessimismo e tensões elevam a taxa de cortisol, causadora do estresse que pode causar aumento da pressão arterial, diabetes e queda do sistema imunológico. Por isso, tente manter a calma e o pensamento otimista diante de situações adversas. Além disso, manter um círculo de amizades e uma vida social ativa são fatores fundamentais para afastar a solidão e a depressão. Viaje, saia, chame os amigos para uma reunião em casa, converse, ria… Mantenha os amigos e a família sempre por perto!
7 - Abandone os maus hábitos: beber em excesso, fumar e tudo mais que fizer mal à sua saúde deve ser deixado de lado. Quanto mais cedo se começa a consumi-las, pior para nossa saúde. E quanto antes se para, mais chances de recuperar os estragos causados.
8 - Visite o médico e faça exames regularmente: fazer check-ups regularmente é algo que devemos fazer desde o início de nossa vida. Quando se chega à terceira idade então, isso é algo que não pode ser deixado de lado. Qualquer sintoma incomum procure um médico especializado e faça exames para verificar se está tudo OK. Prevenir é sempre melhor que remediar! Além disso, quanto antes se descobre alguma doença, mais chances temos de curá-la.
Seguindo essas dicas, é só curtir muito a melhor idade.
Feliz Dia do Idoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...