sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Governo realiza pesquisa pelo celular

celular pos12Por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, o Governo do Estado aplicou, de dezembro a fevereiro de 2013, em caráter experimental, uma pesquisa pioneira usando telefones celulares. O assunto escolhido para testar a nova metodologia foi o Programa Leite Potiguar, que beneficia 150 mil famílias, com investimentos de R$ 80 milhões por ano. Por consultas por voz e mensagens de texto, beneficiários do programa responderam sobre a qualidade dos serviços recebidos.
O método por celular foi selecionado pelo Governo por conseguir alcançar, a custo reduzido, o público alvo da pesquisa, disperso por todo o estado e, em muitos casos, localizado em regiões remotas e de difícil acesso. Diante do sucesso da experiência, a tecnologia será adotada para avaliar a qualidade das políticas e serviços apoiados pelo RN Sustentável, uma parceria com o Banco Mundial para aplicação de US$ 540 milhões em sete anos no estado.
Nesta fase de experiência, a Secretaria de Planejamento contratou a empresa MGov Brasil, especializada em consultoria em gestão de políticas públicas, responsável por trazer para o Brasil a metodologia pioneira em pesquisa móbile. Mais de 500 pessoas em dez territórios rurais do Estado foram entrevistadas.

“Esta é uma primeira iniciativa para avaliação do impacto de um programa social de grande alcance, como o do Leite, com a adoção da tecnologia. A partir dos resultados, o Governo tem insumos para aperfeiçoar o programa e para melhor atender todos os envolvidos: produtores e beneficiários”, destaca o Secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Francisco Obery Rodrigues Jr.
Sem colocar o pesquisador em contato direto com o público alvo, o método permite o Governo usar de sua grande capilaridade para produzir um cadastro amplo do universo pesquisado. Formado o cadastro, a entrevista com os entrevistados é feita de maneira centralizada pelo sistema. “A solução aplicada garante que os beneficiários tenham segurança para responder as perguntas de modo sincero, sem medo de perder o benefício”, ressalta Ana Guedes, uma das coordenadoras do RN Sustentável.
de Robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...