sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mau hálito sinaliza problemas de saúde; saiba como evitar



Dentistas advertem que a halitose pode sinalizar algo de errado com o organismo, como a presença de diabetes, problemas renais, amigdalite, sinusite, rinite, estresse crônico e até alterações hormonais nas mulheres.

Segundo a periodontista Rosileine, essas doenças também podem ser as causas extrabucais do mau hálito.  

— É uma cadeia em que uma situação leva a outra, tornando o quadro cada vez mais sério.

Embora muita gente desconheça, explica a periodontista Gisele Fabri, a boca é a porta de entrada para uma série de doenças graves.  

— As bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea e prejudicar o corpo todo, desencadeando endocardite, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), alterações glicêmicas e, no caso de gestantes, estimular o parto prematuro.

Para evitar que um simples "descuido" de higiene oral se transforme em quadros mais graves, as especialistas reforçam que escovação adequada e uso de fio dental são atitudes que promovem não só a saúde da boca como também do corpo.

A professora Marinella Holzhausen, da disciplina de Periodontia do departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, lembra que não existe remédio milagroso, por isso, “o comprometimento do paciente com o tratamento é o que garante o sorriso bonito e a prevenção de doenças” 
R7

via o paralelo jk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...