Carro Pipa em Serra da Tapuia a população paga R$ 160,00 por uma pipa de 8000 litros |
Há duas semanas que não chegam mais água da adutora que interliga Sítio Novo ao Distrito Serra da Tapuia. Faz aproximadamente 10 anos que foi concluída a Adutora que traz água para as comunidades de Serra de Baixo e Serra da Tapuia.
Antes, todos pensavam que acabaria com o sofrimento da falta d’água que sempre ocorria com os períodos de seca prolongada. Devido a Serra da Tapuia ficar situada num planalto, não temos rios, riachos, poços, nascentes. Portanto dificulta mais para perfurar poços. No ano de 2003 a adutora começou a funcionar, naquela época a população era menor até amenizou um pouco o problema da falta de água em Serra da Tapuia. Mas, ao longo dos 10 anos o distrito aumentou muitas casas e a oferta da água foi inversamente proporcional ao crescimento populacional que habita cerca de 1.700 habitantes.
A oferta era de 4 dias por semana foi regredindo para três dias por semana depois passou para dois dias por semana e por último uma vez por semana e agora faz 15 dias que não chegou nenhum pingo d’água nas torneiras.
Uma grande parte da população está comprando um carro pipa por R$ 160,00 quando encontra e, não é tão fácil conseguir.
Temos adutora, mas água não tem. Esta adutora é um caso sem solução ou falta de vontade política para solucionar o problema?
Convivemos com os mesmo problemas quando não existia adutora há mais de 10 anos.
Declaração Universal dos Direitos da Água.
A água é a condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano.
Todos esperam por uma solução para o problema da falta d'água.
fonte serra da tapuia noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário