sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DETRAM inicia nesta sexta-feira um importante projeto para os jovens do RN

O projeto visa conscientizar jovens que dirigem sem idade mínima. No RN, pesquisa revela que 18,9% dos jovens alunos afirmou que dirige sem Habilitação
O Departamento Estadual de Trânsito do RN deflagra nesta sexta-feira (09) a primeira ação prática experimental do projeto “O Jovem no Trânsito”. A iniciativa acontece na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, a partir das 7h30, e tem o objetivo de gerar no adolescente, incluído na faixa etária de 13 a 17 anos, a responsabilidade de não conduzir veículo automotor sem a técnica e a autorização legal necessárias.
Nesse dia, serão atendidos 80 estudantes matriculados no ensino médio na escola. A didática aplicada envolve o diálogo, a interação do grupo, a divulgação de dados estatísticos e a aplicação de técnicas pedagógicas lúdicas.
Segundo o pedagogo do Detran/RN, Jacob Costa de Oliveira, no momento em que o adolescente compreender que dirigir transporte automotor sem a devida capacidade técnica passa a ser um risco de morte para ele e para as outras pessoas que fazem parte do trânsito, os índices de acidentes, envolvendo esse jovens, começarão a cair.
“O objetivo do projeto Jovem no Trânsito é trabalhar a prevenção, ampliando o grau de conscientização do adolescente no que se refere à segurança no trânsito e consequentemente diminuindo acidentes e preservando vidas”, disse.
Segundo ele, serão exibidos vídeos, exposições fotográficas e apresentação dos conhecimentos básicos sobre a legislação de trânsito com foco nos direitos e deveres do cidadão quando este se encontra exercendo os papéis de condutor, passageiro e pedestre. O projeto conta com a participação de cinco técnicos do Detran/RN e um policial militar da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
A ação pedagógica foi motivada após a divulgação da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar referente ao ano de 2012, que concluiu que 27,1% dos estudantes entrevistados no país, com idades de 13 a 15 anos, afirmam já ter conduzido veículo motorizado, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. No Rio Grande do Norte esse índice alcançou 18,9% dos alunos. A pesquisa ouviu nacionalmente mais de cem mil estudantes em 2.842 escolas.
O “Jovem no Trânsito” vai ser inscrito no XIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, concurso que procura incentivar a sociedade a refletir sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito, através da produção de trabalhos direcionados à temática. “Após a avaliação experimental do Projeto, existe a perspectiva de que a equipe aplique essa dinâmica em outras escolas públicas do RN”, acrescentou Jacob Oliveira.
Assessoria de Comunicação Detran/RN
3232 2999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...