sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Hoje é Sexta-feira (13) de 2013


sexta-feira-13
Sexta-feira 13 é uma sexta de qualquer mês, em qualquer ano, popularmente conhecido como um dia de azar. Por muitos, o número 13 é considerado de sorte, mas a sexta feira 13 ficou conhecida como um dia de azar. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, e na sua última ceia haviam 13 pessoas a mesa.
A crença de que o dia 13 é dia de azar é a mais popular superstição entre os cristãos, e há muitas explicações para isso. Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados e Loki, espírito do mal e da discórdia, daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga, e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa, e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os outros 13 ficaram rogando pragas aos humanos. A crença na má sorte do número 13 parece teve sua origem na Sagrada Escritura.
A Sexta Feira 13 também é comemorada em várias culturas, em especial nos Estados Unidos, onde as crianças vão bater nas portas dos vizinhos para pedir doces ou travessuras, e quando não recebem doces, acabam fazendo alguma brincadeira de mau gosto. Geralmente, as crianças saem fantasiadas, e todas as pessoas já guardam doces para entregar.

Um comentário:

  1. Esta história do doces ou travessuras, não é para o dia do Halloeein, xiii, nem sei escrever, mas o dia 31 de outubro, véspera de Todos os Santos.
    Como sempre fui meio do contra, gosto desta data.

    será que sou uma bruxa?

    ResponderExcluir

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...