segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Brasileiro consome mais do dobro de sal recomendado pela OMS



A famosa pressão alta chamada tecnicamente de hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Por isso muita gente tem e não sabe. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que atualmente 35% da população acima de 40 anos tem hipertensão, isto significa que 17 milhões de brasileiros têm a doença. E não podemos esquecer das consequências da hipertensão como trombose, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e problemas renais que engrossam ainda mais as estatísticas de internação hospitalar e óbito. E o grande vilão para que esses números não parem de crescer está bem perto de nós e a maioria das pessoas nem se preocupa com ele, o sal.
Esses dados alertam para que fiquemos mais atentos à quantidade de sal ingerinda. Não podemos esquecer que com a vida que a maioria das pessoas tem, come-se muito fora e tudo tem sal… Por isso, ao ir a um restaurante na hora do almoço, prove antes a comida para ver se precisa de sal. Muitos já abrem o sachet que tem 1g de sal e o esparramam por cima da comida sem a menor cerimônia e isso acaba acostumando o paladar ao sabor salgado. Além do mais, a comida já estando salgada, isso não vai ser tão sentido. E cada vez mais o paladar vai pedir mais sal.
Veja dicas simples que podem te ajudar a consumir menos sal e cuidar mais da sua saúde:
1ª) A grande dica é utilizar temperos naturais secos e frescos como orégano, alecrim, manjericão, hortelã, cebola, tomate, etc… porque o seu sabor automaticamente faz com que a utilização de sal seja diminuída. Comece utilizando aos pouquinhos e vá acostumando o paladar a esses deliciosos sabores. E você pode bater seu próprio sal com os temperos secos que goste como orégano, manjericão e alecrim. Guarde na geladeira e vá utilizando em carnes, arroz, feijão etc…
2ª) Escolha um bom sal para se ter em casa. O recomendado é o sal marinho, porque contém pouquíssimos aditivos, o que não acontece com o sal comum;
3ª) Esqueça todos os temperos prontos em cubos ou pós, eles são verdadeiros venenos! Para se ter uma ideia 1 cubo tem a quantidade de sódio que uma pessoa saudável pode consumir durante todo o dia e ainda vem de bônus o glutamato monossódico. Lembre-se sempre de tudo que você come na rua ou em casa que também tem sal e por aí tenha uma ideia que esse tipo de produto não é nada saudável!
4ª) Prove antes a comida e veja se realmente precisa de mais sal! Acostume seu paladar ao menos salgado, seu organismo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...