sábado, 23 de novembro de 2013

Brasileiro deseja gastar menos no Natal deste ano



Pelo menos 40% dos brasileiros pretendem gastar menos com as compras de fim de ano em comparação com 2012. Outros 34% devem gastar o mesmo, e só 11% dizem que os gastos serão superiores aos do ano passado. Nove por cento afirmaram, espontaneamente, que não fazem ou não farão compras para as festas de fim de ano. As informações são da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Intenção de Compras, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta sexta-feira, dia 22.
A disposição para gastar mais com as festas de fim de ano é maior entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Nessa faixa de renda, 14% pretendem gastar mais do que em 2012 com as compras para as festas de fim de ano. O percentual cai para 9% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo.
Conforme a pesquisa, 43% dos brasileiros disseram que a situação econômica pessoal é regular, 14% acham que é ruim ou péssima. Os entrevistados também apontaram, em uma lista de sete opções, os fatores determinantes para a decisão do valor a ser gasto com as compras. Segundo 28% dos entrevistados, a inflação é o principal item considerado na hora da decisão pelas compras do mês. Em seguida, vem a renda pessoal (22%) e a renda familiar (15%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...