fotografia, literatura de cordel, teatro e vídeo e jornalismo para jovens da comunidade.
As cidades pequenas são capazes de guardar no fazer cultural de sua gente uma imensidão de riquezas. Entre esses lugares está o município de Sítio Novo, distante 100 quilômetros de Natal. É nesse pequeno lugar, com pouco mais de cinco mil habitantes, que um grupo de produtores culturais encontrou um verdadeiro tesouro: a Serra da Tapuia.
Em 2009 a serra da tapuia foi contemplada com um projeto cultural do programa BNB CULTURA , o projeto UM olhar sobre a serra, realizou diversos cursos ,para jovens adolescente do Distrito da serra da tapuia.
O projeto "Um olhar sobre a Serra" foi executado pela Caminhos Comunicação & Cultura, equipe de produtores culturais potiguares que teve a frente do programa a produtora Érica Lima,.
"O município de Sítio Novo e a Serra da Tapuia possuem uma fonte riquíssima de bens históricos e culturais. No entanto, as tradições estão se perdendo com o passar dos anos. Manifestações como boi de reis, pastoril, mamulengo, cordelistas, rabequeiros e sobretudo, as histórias indígenas correm o risco de caírem no esquecimento", diz Érica.
Na oportunidade, um grupo de jovens aprendeu técnicas da linguagem fotográfica. Nessa mesma época foi implantado o Cine Serra - para exibir filmes nacionais e também divulgar produções audiovisuais feitas no Estado.
De acordo com Érica Lima, a ação foi tão positiva que logo em seguida, o projeto rendeu um vídeo tendo como protagonistas algumas mães da localidade. "Eles adoraram a produção e tivemos que organizar uma segunda edição do Cine Serra com a exibição do curta-metragem estrelado por eles mesmos. O pequeno filme foi visto por um público empolgado que chegava de todo lado", declara.
fonte Portal no ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário