domingo, 26 de julho de 2015

Turismo religioso movimenta milhões de reais em cidades do Rio Grande do Norte


A fé do brasileiro movimenta bilhões todos os anos. Somente com o turismo religioso, são movimentados anualmente cerca de R$ 15 bilhões no Brasil. As viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de pessoas só em 2014. A religião é o motivo de 3,6% de todas as viagens feitas no Brasil. Os números foram divulgados pelo Ministério do Turismo. Ainda de acordo com a pasta, mais de 340 cidades são destino obrigatório no calendário anual dos eventos que envolvem a fé.

Algumas dessas cidades estão localizadas no Rio Grande do Norte. Entre as cidades potiguares que têm turismo religioso forte aparecem Santa Cruz, Mossoró, Caicó, Currais Novos, entre outras, que, mesmo não tendo turismo religioso constante, dispõem de eventos sazonais que atraem muitos fiéis no período de festejos religiosos que têm, em média, 10 dias de duração. A exceção é a cidade de Santa Cruz, localizada a 150km de Natal, que, depois da construção da estátua de Santa Rita de Cássia, passou a receber visitantes diariamente. O monumento de 56 metros em homenagem à padroeira da cidade é considerado a maior imagem católica do mundo.

Inaugurado há mais de quatro anos, até janeiro deste ano, o monumento a santa já tinha recebido mais de 1 milhão de visitantes. Para ampliar o número de visitantes, a Igreja Católica decidiu, além da festa da padroeira em maio, realizar mais quatro romarias durante o ano: Romaria da Coroa de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de cada mês; Romaria Eucarística, na segunda quinzena de abril; Romaria da Gratidão, no dia 12 de outubro; e Romaria Mariana, realizada na segunda quinzena de julho.

De olho no que os peregrinos e visitantes podem gastar na cidade, o número de pousadas, restaurantes e comércio de produtos religiosos tem se multiplicado na cidade e dinamizado a economia local desde a construção do monumento religioso. Além disso, está sendo construído no complexo de Santa Rita um teleférico. Desde 2013, o Ministério do Turismo já repassou mais de R$ 4 milhões para implantar um teleférico ligando a matriz, no centro da cidade, até o alto de Santa Rita. A obra está em execução, com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros. O término está previsto para 2016.

O turismo religioso sazonal também movimenta milhões na economia em Mossoró, Caicó, Currais Novos e outros municípios do Rio Grande do Norte. A festa de Santa Luzia entre os dias 3 e 13 de dezembro em Mossoró costuma atrair um grande número de visitantes. De acordo com os dados mais recentes, cerca de 100 mil pessoas participam da procissão da padroeira.

Na festa de Sant’Ana que é realizada com destaque nas cidades de Caicó e Currais Novos, cerca de 70 mil visitantes lotam hotéis, pousadas, restaurantes, bares e comércio de artigos religiosos.

Festejos religiosos geram emprego e renda

Quando se fala em turismo religioso, é importante perceber o quanto esse setor contribui economicamente para as cidades. Os fiéis que visitam utilizam o transporte, a hotelaria, os restaurantes e fazem compras no comércio local.

As pessoas vão até a cidade movidas pela fé e com o principal objetivo de conseguir bênçãos, ao seguir o cortejo que acompanha a imagem do(a) padroeiro(a). Por consequência do evento, a cidade registra aumento no nível de empregos, além de lucro nos hotéis, pousadas e restaurantes que recebem turistas.



Mais que a movimentação nos setores comuns, a economia se beneficia dos festejos de maneira geral, como os shows que acontecem com artistas religiosos, que atraem cada vez mais pessoas à cidade. Mesmo assim, nem o Poder Público em parceria com a Igreja e os empresários de algumas cidades atentaram para o quanto importante é a exploração do turismo religioso.

Tem que se levar em conta que não só de católicos vive o turismo religioso. Segundo o censo de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos já são aproximadamente 22% da população que se declara religiosa no Brasil.

O número de eventos realizados pelos evangélicos também tem crescido e atraído um percentual cada vez maior de participantes, no entanto são poucos os grupos que exploram o turismo religioso no meio evangélico. Na região Oeste do Rio Grande do Norte, apesar de a cidade serrana de Martins e a vila de Morro Pintado no litoral de Areia Branca se transformar em redutos de evangélicos durante os períodos de carnaval, Semana Santa, entre outras épocas do ano, falta infraestrutura para os grupos que visitam esses locais.


Com as informações do Portal de Fato
via ST Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...