sexta-feira, 25 de maio de 2012

15 anos da morte de Frei Damião


Os 15 anos da morte de Frei Damião de Bozzano estão sendo lembrada essa semana no Recife. As celebrações começaram na quinta-feira (24), no Convento de São Félix, no Pina, Zona Sul do Recife, com uma procissão pelas ruas do bairro. Este ano, o evento tem um significado especial: será comemorado o fim da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do frei, mais um passo para que ele se torne santo.

As celebrações seguem até o dia 31 de maio, com missas e sessões de louvor todos os dias. A fase diocesana do processo que santifica Frei Damião será encerrada em cerimônia no próximo dia 27, às 9h, no Convento de São Félix.

 A solenidade esta sendo comandado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A causa da beatificação e canonização foi oficialmente aberta há nove anos, no Vaticano.

"Para um candidato ser nomeado santo, é necessário passar por duas fases, a diocesana e a romana", explica frei Jociel Gomes, responsável pelo processo no Brasil. Frei Damião nasceu na Itália, mas, no início da década de 1930, veio para o Brasil. Desde então, dedicou a vida às missões, conquistando milhares de seguidores. O frade morreu aos 99 anos, no Recife.

A festa lembra também o centenário de Luiz Gonzaga com a participação do cantor Santana, que irá cantar a Ave Maria Sertaneja durante uma missa no domingo (27). Cerca de 580 policiais militares vão fazer a segurança das vias que dão acesso ao convento e uma equipe formada de enfermeiras ficará de plantão aferindo a pressão e medindo a glicose de quem precisar.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...