terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre no Rio de Janeiro Cardeal Acariense Dom Eugênio Sales aos 91 anos


O cardeal do Rio de Janeiro Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, morreu na noite desta segunda-feira (10), no Rio de Janeiro. Segundo assessoria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ele morreu na residência Assunção, casa oficial do católico, no Sumaré. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Dom Eugênio tinha 91 anos e foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo o Papa Paulo VI no dia 13 de março de 1971.

Dom Eugênio são filho de Celso Dantas Sales e Josefa de Araújo Sales (Téca) e irmão de Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal, Rio Grande do Norte. Foi batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, no dia 28 de novembro de 1920. De família muito católica, era bisneto de Cândidas Mercês da Conceição, uma das fundadoras do Apostolado da Oração na cidade de Acari.

Realizou seus primeiros estudos em Natal, inicialmente em uma escolar particular, depois no Colégio Marista e finalmente ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza, Ceará, no período de 1931 a 1943.

Foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Masculino Esmeraldo de Sousa Dantas, bispo de Natal, no dia 21 de novembro de 1943, na mesma igreja onde recebera o batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário