quinta-feira, 14 de junho de 2012

SAUDE

Vacina brasileira para esquistossomose é aprovada na fase 1 de testes clínicos


A primeira vacina para esquistossomose acaba de ser aprovada nos testes clínicos de fase 1, mostrando ser segura e capaz de induzir imunidade à doença, que afeta 200 milhões de pessoas no mundo. Baseada no antígeno Sm14, desenvolvida e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o Brasil na fronteira da ciência, com a primeira vacina para helmintos. Com um ganho extra: como tem potencial multivalente, a vacina já mostrou ser eficaz para a fasciolose (que afeta o gado) e poderá, potencialmente, ser usada como base para desenvolver imunizantes para outras doenças humanas causadas por helmintos.
A iniciativa também é um marco para a pesquisa em âmbito nacional, pois esta é a primeira vez em que são realizados no Brasil testes clínicos de fase 1 para uma vacina, uma vez que os testes com pacientes, por regras internacionais, devem obrigatoriamente ser realizados no país de origem da tecnologia. A Sm14 inova, ainda, do ponto de vista do modelo pesquisa, sendo foco da primeira parceria público-privada desenvolvida pela Fiocruz, estabelecida com a empresa Ourofino Agronegócios, com apoio de agências de financiamento, como a Finep e a Faperj.
São mais de 30 anos de empenho, liderados pela pesquisadora Miriam Tendler. “Esta inovação é originalmente brasileira, o que coloca o país na fronteira do conhecimento em uma área de alta complexidade tecnológica, o setor saúde. O projeto é apoiado por uma rede nacional e internacional de instituições colaboradoras, com mecanismos de financiamento oriundos tanto do governo quanto da iniciativa privada”, sintetiza.

Hemonorte lança campanha de Doação de Sangue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Hemocentro Dalton Barbosa (Hemonorte) lança na próxima segunda feira (18), a Campanha de Doação de Sangue “No arrasta pé da vida, doar sangue só completa a alegria”.
O objetivo da campanha é conscientizar, sensibilizar e mobilizar a população para a doação voluntária de sangue, visando equilibrar os estoques para atender a demanda hospitalar no período junino.
A campanha vai até o dia 29 de junho e será realizada nos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos. O Hemocentro espera aumentar em 50% as doações espontâneas em toda rede estadu

Greve dos médicos no RN pode ser encerrada hoje


Há 35 dias com atividades paralisadas, a greve dos médicos do estado pode estar perto de um desfecho. O titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino, após reunião da última segunda-feira, volta a negociar com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) hoje, às 12h, onde há probabilidade de que haja um acordo entre as partes.
No início da semana, o Sinmed conversou com o Secretário da Saúde sobre suas reivindicações e, no mesmo dia, voltou a se reunir com Isaú Gerino e com o titular da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Alber da Nóbrega para discutir sobre as reivindicações da classe e as negociações tiveram avanços consideráveis, segundo o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.
FONTE ROBSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...