sábado, 3 de março de 2012

Material reciclável pode virar desconto na conta de água no RN

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei para premiar com descontos na conta de água quem entregar resíduos recicláveis no Estado, apresentado pela deputada estadual Gesane Marinho (PSD).

Denominado “Conta Verde”, a proposta consiste na troca dos materiais por reduções no valor da fatura da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern), a partir de visitas periódicas ou pela instalação de pontos fixos de coleta em comunidades selecionadas.

Segundo Gesane, o usuário vai poder viabilizar pagamentos pendentes de forma alternativa, diminuindo os índices de inadimplência, e, assim, utilizar o recurso para outra finalidade. “Hoje, mais de 300 mil ligações das tarifas social e popular estão pendentes na Caern, totalizando R$ 32 milhões. Além disso, há o ganho ambiental e o material coletado servirá de renda para catadores cooperados”, argumenta a deputada.

O “Conta Verde” foi inspirado em experiências premiadas dos estados do Ceará e de Pernambuco. Gesane também enviou documento à Companhia Energética do Estado (Cosern) solicitando implementação de projeto semelhante.

Petrobras lança novo processo seletivo do Prominp com 11 mil vagas

Nesta segunda-feira (05), às 15h30, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, anunciará o início do novo processo seletivo para cursos gratuitos coordenados pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O objetivo é qualificar mão de obra para atender à demanda do setor de petróleo e gás natural.

Neste 6º ciclo, serão oferecidas cerca de 11 mil vagas, em 14 estados, abrangendo todos os níveis de escolaridade. As categorias de nível básico respondem por mais de 60% dessa disponibilidade. As inscrições para o processo seletivo começam em 7 de março e vão até 12 de abril.
    

Estudantes devem ter transporte coletivo gratuito no país

A Câmara Federal deverá analisar ainda este ano, a Proposta de Emenda à Constituição, PEC 110/11, que estabelece a gratuidade no transporte coletivo para os estudantes em todos os níveis de ensino. A proposta é de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB), da Paraíba, em entendimento com a Liga Estudantil Independente, e cria ainda o fundo de financiamento do passe livre do educando, com o objetivo de custear o transporte gratuito. Se a PEC for aprovada, uma lei específica deverá ser criada para regulamentar o fundo. Na defesa da proposta, o parlamentar e o presidente da Liga Estudantil Independente, Mércio Franklin, argumentam que é dever do Estado oferecer transporte gratuito aos estudantes.

Para eles, “não adianta garantir a gratuidade do ensino, se o aluno não tem como chegar a sua unidade escolar, por absoluta carência de meios financeiros para custear o transporte de ida e volta de sua residência à escola”.

A PEC será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara. Caso seja aprovada, uma Comissão Especial deverá ser criada para discutir de forma mais aprofundada os pontos da PEC. Somente depois a matéria será levada para votação dos demais parlamentares em plenário. Em plenário, a matéria deverá ser votada em dois turnos e aprovada por três quintos dos deputados. Romero apresentou a PEC discutida junto à Liga Estudantil Independente que institui passe livre em ônibus para estudantes em todo o país.


Cardoso Silva


Intérprete de Chaves é hospitalizado após homenagem

Roberto Gómez Bolaños foi hospitalizado depois de sentir mal durante uma homenagem que recebia na Cidade do México, na última quarta-feira (29).

Famosos pelos personagens “Chaves” e “Chapolin”, o comediante sofre de diabetes e ainda tem um enfisema pulmonar, em decorrência de ter fumado por boa parte da vida. Por conta disso, o humorista precisa usar um respirador artificial.

“Ele é muito nervoso, não gosta de multidão e foi grande a pressão e o impacto (da homenagem). Isso o emocionou muito e afetou sua pressão”, disse Gabriela Martínez, assistente da mulher de Bolaños, Florinda Meza.

Ela também acrescentou que Roberto Gómez Bolaños deve receber alta até o próximo domingo (4).

Já Gómez Fernández, filho do ator mexicano, contou que o pai sentiu os efeitos da altitude da Cidade do México. Isso porque ele esteve em Cancún e teve que viajar para receber a homenagem organizada pelo canal Televisa. A capital mexicana fica a mais de 2.200 metros acima do nível do mar.


informação MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...