sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre o humorista Chico Anísio

Morreu no início da tarde desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista e ator Chico Anysio. O cearense estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Internado há três meses com problemas cardiorrespiratórios, Chico respirava nos últimos dias somente com a ajuda de aparelhos. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na última quarta-feira (21) e estava sendo medicado para controlar sua pressão arterial.

A última internação de Chico aconteceu no dia 22 de dezembro, por conta de um sangramento. Apesar do problema ter sido controlado, o ator apresentou uma infecção pulmonar, e após ser submetido a uma laparotomia exploradora, teve um segmento de seu intestino delgado retirado. Desde então, o artista passou por diversas complicações.

O início de uma luta quase incessante do humorista ocorreu em maio de 2009, aos 78 anos, quando foi diagnosticado com uma séria doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), chamada enfisema pulmonar, adquirido após décadas de fumo compulsivo.

Francisco Anysio Paula Filho faria 81 anos no dia 12 de abril.

65 anos de carreira

Chico Anysio interpretou cerca de 200 personagens na televisão, e estima-se que seja o comediante a ter interpretado mais papéis no País. Dentre os mais conhecidos estão o Professor Raimundo, o galã Alberto Roberto, a fofoqueira Salomé, o vampiro Bento Carneiro e muitos outros.


Chico começou sua vida como humorista profissional no rádio, paralelamente à sua atividade de radialista. Sua maneira peculiar de imitar vozes foi descoberto na Rádio Guanabara, em 1949. Depois de passar por diversas emissoras, se estabeleceu na Rede Globo em 1969.

O cearense passou 38 anos fazendo sucesso entre crianças e adultos com o quadro "Escolinha do Professor Raimundo" no ar, e nesse período o Professor lançou alunos memoráveis, como Zilda Cardoso, Mussum, Tom Cavalcante, Mauro Gonçalves (o Zacarias), Heloísa Perrisé, Ingrid Guimarães, Claudinha Rodrigues e Pedro Bismark.

Em 2008 o humorista declarou à revista "Rolling Stone", que em 2012, quando estivesse com 81 anos, gostaria de fazer uma peça por ano - algo que o Roberto Bolaños (comediante que interpreta Chaves e Chapolim) faz no México. "Todo ano ele apresenta uma peça, em curta temporada, e aquilo é uma coisa que as pessoas esperam. Ele só faz isso, é rápido e tem público", declarou Chico.

Lula vai a hospital de SP para sessão de fonoaudiologia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer uma sessão de fonoaudiologia por volta das 10h50 desta sexta-feira (23). Segundo a assessoria de imprensa do ex-presidente, as sessões fazem parte da recuperação de Lula, que passou por um tratamento contra um câncer de laringe entre outubro de 2011 e fevereiro deste ano.

Os exames para avaliar a situação do câncer de Lula, que inicialmente estavam previstos para esta sexta-feira, foram remarcados para a próxima semana, segundo médicos de sua equipe do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo os especialistas, a data ainda não foi definida. A remarcação dos exames ocorreu devido à internação de Lula por conta de uma pneumonia, no início de março, segundo o oncologista Paulo Hoff, médico da equipe responsável pelo ex-presidente. "Ele teve uma internação recente. Nós optamos por deixar passar mais tempo antes de fazer os exames", afirmou Hoff.

O ex-presidente recebeu no dia 16 a última dose do remédio contra a pneumonia que o manteve internado por vários dias. Ele havia dado entrada no Sírio-Libanês no dia 4 de março e permaneceu até o dia 11 no hospital.

Segundo os médicos, o tratamento contra o câncer de laringe a que o ex-presidente foi submetido entre outubro de 2011 e fevereiro deste ano pode ter deixado sua saúde mais frágil. "Num paciente da idade do Lula, que acabou de passar por um tratamento [de câncer] agressivo, qualquer coisa é grave, uma gripe pode ser grave", disse o infectologista David Uip, à época.

Lula, que luta contra um câncer de laringe diagnosticado em outubro, teve alta do tratamento no próprio Sírio-Libanês no dia 17 de fevereiro. Durante a quimioterapa, exames mostraram que o tumor na laringe do ex-presidente havia sido reduzido em 75%.

Na semana passada, o ex-presidente ganhou um quadro da artista plástica Fernanda Galvão, de 18 anos, que foi sua vizinha de quarto durante o tratamento no Sírio-Libanês. Fernanda faz quimioterapia por conta de um câncer, o mesmo tipo de tratamento pelo qual passou Lula.

Globo.Com
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...